domingo, 16 de novembro de 2014

Dom Eugênio Beccegato: Um anjo na vida de Madre Mastena

Ó morte estás vencida pelo Senhor da vida.

Com gratidão recordamos hoje o “páscoa eterna” de Dom Eugênio Beccegato, Cofundador da Congregação das Religiosas da Sagrada Face.

[Dom Eugênio nasceu a 23 de dezembro de 1862 em Fossalta di Trebaseleghe e faleceu com a idade de 81 anos a 17 de novembro de 1943.]

Um homem de Deus que teve importante lugar na vida de Madre Mastena. Os momentos mais cruciais vividos pela Madre foram de forma muito intrínseca partilhado e sentido por Dom Eugênio. Ele esteve presente em toda trajetória da vida religiosa da Madre, desde as Irmãs da Misericórdia, no Mosteiro das Cistercienses e especialmente na fundação da modesta Congregação da Santa Face.
Madre Mastena guardava especial carinho por ele e manifestava esse respeito às suas filhas, recomendando-as a invocá-lo depois de sua morte para que o mesmo protegesse a cara Congregação por ele fundada.

Assim se expressou a Madre em carta às irmãs logo após da morte de seu diletíssimo pai.

Com o coração dilacerado, dou-vos a dolorosa notícia: o nosso Veneradíssimo Fundador, o nosso terníssimo Pai, voou ao Céu! [...] (Carta escrita a 19-11-1942)

Em seguida, a Madre recomendava às suas filhas que praticassem as virtudes por ele deixada, tudo em honra à sua veneradíssima memória.

“Nunca queixar-se. Sempre contentes com o que temos e permite o doce Esposo Jesus. Não queixar-se com ninguém, de ninguém e por nenhum motivo. Não queixar-se nem interniormente, nem exteriormente. O nosso Veneradíssimo Fundador praticou isso em grau verdadeiramente heroico. Imitemo-lo.” (Carta escrita a 19-11-1942)

Em outra ocasião, a Madre escrevia às suas filhas dizendo que embora muito atarefada, sentia a tangível assistência amorosa do Veneradíssimo Fundador, do dulcíssimo nosso Pai.

É grande a dor, grande, grande, embora ninguém se dê conta. Não me parece verdade e o coração e o pensamento, se bem que sempre unidos ao celeste Esposo Imaculado, não podem um instante sequer afastar-se do amadíssimo Pai. .” (Carta escrita a 21-12-1943)

Da fato, o carinho e respeito pelo Bispo de Ouro espalha-se até os dias de hoje por nós que damos continuidade ao sonho de Madre Mastena. Queremos elevar aos Céus a fervorosa ação de graças pelas virtudes de tão Veneradíssimo Pai e dele pedir as afetuosas preces a Deus por nossa Congregação e pela modesta fundação do Ramo Masculino, os Religiosos da Sagrada Face. A Madre assim recomendava:
I
nvocai-o, rezai a ele; Ele está conosco e junto a nós mais do que antes, e mais do que antes nos assistirá, nos ajudará em todas as nossas necessidades. (Carta escrita a 21-12-1943)

Nenhum comentário:

Postar um comentário